Arquivo do blog

sábado, 5 de novembro de 2011

Quem foi Glorfindel?

Glorfindel era alto e ereto; o cabelo de um dourado brilhante, o rosto belo e jovem, temerário e cheio de alegria; os olhos eram brilhantes e agudos, a voz parecia música; em sua fronte se alojava a sabedoria; na mão, a força.”
(O Senhor dos Anéis, pg.235)


 Em um trecho do filme, A Sociedade do Anel, Arwen aparece para resgatar Frodo e levá-lo para Valfenda, esta cena revela mais uma das muitas diferenças entre filme e livro, mostra ainda a forma romancista que expor além do real a personagem elfa, que pouco aparece no livro, mas que no filme ganha grande volume de conteúdo, além da temática de resgate ao hobbit ela está envolvida com Aragorn, revelando o romance que há subjacente no livro entre os dois.

Neste trecho belíssimo do filme, aonde Arwen vêm a cavalo em busca de ajudar o pequeno no livro é o oposto, na obra de Tolkien é Glorfindel que os ajuda, um alto-elfo da casa de Elrond, e ele não leva Frodo em seu cavalo como no filme, mas o pequeno hobbit que segue até a Vau fugindo dos Espectros no cavalo chamado Asfaloth.

Outra explicação, ou esclarecimento que o filme suprime diz respeito a Arwen também, na trilogia temos a impressão que ela é filha única de Elrond, mas pelo contrário ela possui irmãos, Elladan e Elrohir, bravos guerreiros que sempre estão em jornadas para derrotar o inimigo da Torre Escura.
Elrohir
Elladan  








Segundo alguns autores e fãns, os irmãos elfos eram gêmeos devido a alguns trechos fazerem esta associação:
"...tão parecidos eram eles, os filhos de Elrond, que poucos poderiam distingui-los: de cabelos escuros , de olhos cinzentos, e os seus rostos élficos, vestidos parecidos em malha brilhante sob mantos de prata.  Eles viajaram na Companhia Cinzenta com Aragorn pela Sendas dos Mortos e, mais tarde eles lutaram ao lado de Aragorn na Batalha dos Camp Elladan.”
(Tolkien 761)

Seus nomes significam:
 Elladan significa "Elf-Man", ou melhor, "Elf-Dúnadan": referindo-se a sua descendência dupla de ambos os elfos e os homens (Edain). 

Elrohir significa "Elf-knight", aparentemente em honra de suas proezas em armas. 

3 comentários:

  1. Não cheguei a ler os livros, vou confessar, mais adorei a trilogia do cinema...e parabéns pelo seu blog, é muito bom...

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de tê-lo visto no filme! Mas confesso que a adaptação de Peter Jackson ficou fantástica e fez sentido!

    ResponderExcluir